1. Catálise sobre zeólitas
Estudos voltados para a síntese, a modificação e a caracterização físico-química de zeólitas e peneiras moleculares, visando a sua aplicação como catalisadores, trocadores iônicos e adsorventes. As aplicações em catálise envolvem processos de refino de petróleo, petroquímica e de conversão de álcoois em produtos químicos e petroquímicos com maior valor comercial. Na utilização como adsorventes/trocadores iônicos destacam-se a remoção de compostos nitrogenados e sulfurados da fração diesel (adsorção) e a remoção de metais pesados em efluentes industriais.
2. Catálise e química verde
Preparo, caracterização físico-química e avaliação de diferentes tipos de catalisadores (óxidos mistos/espinélios derivados de compostos tipo hidrotalcita, óxidos mássicos e suportados) em reações que requerem catalisadores com propriedades ácido-básicas e/ou redox. Busca-se explorar as vantagens da catálise heterogênea na produção de intermediários orgânicos e de substâncias químicas com elevado valor agregado por processos ambientalmente amigáveis e que atendam aos preceitos da química verde.
3. Processos catalíticos relacionados à produção de biocombustíveis e à valorização de derivados de biomassa
Estudo de catalisadores e processos catalíticos relacionados à produção de biocombustíveis via catálise heterogênea e à valorização de derivados de biomassa (bio-óleo, glicerol, etanol, etc) com ênfase na produção de compostos de interesse para as indústrias químicas e petroquímicas.
4. Remoção de substâncias tóxicas por adsorção e fotocatálise
Remoção de substâncias tóxicas (HPAs, metais pesados, corantes, defensivos agrícolas) de correntes de efluentes por adsorção ou fotocatálise empregando-se nanocompósitos magnéticos, zeólitas, hidrotalcitas e carvão ativado.